segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Jeff Koons expõe em Versalhes



A obra americano Jeff Koons invade os apartamentos reais e jardins do Palácio de Versalhes. Conhecido por suas criações de estilo kitsch, o artista é hoje um dos nomes mais importantes da pop-art contemporânea.

O contraste do moderno e debochado com a rica ambientação barroca causa impacto imediato e divide opiniões do público. Para alguns franceses, obras desse estilo não deveriam ser exibidas em um dos locais mais emblemáticos da história do país, centro do Antigo Regime da monarquia francesa a partir do século 17.

Uma manifestação contra a exposição reuniu na última quarta-feira uma centena de pessoas em frente ao Palácio de Versalhes, monumento protegido pelo patrimônio mundial da Unesco.

Mas para o diretor do Palácio de Versalhes, Jean-Jacques Aillagon, ex-ministro da Cultura durante a Presidência de Jacques Chirac, "Versalhes deve ser um lugar cultural vivo e não ficar imerso no formol".

A exposição Jeff Koons Versailles apresenta 17 obras monumentais do artista, realizadas entre os anos 80 até os dias de hoje. E fica em exibição até dia 4 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: